A respiração da água, faz parte das cinco principais e que são uma derivação original da respiração do sol, criado por Yoriishi Tsugikuni, o criador da respiração do sol.
O espadachim cria pega um grande impulso, e faz um, curte lateral que simula um grande jato de água.
O espadachim salta e faz um, curte giratório com a sua espada, criando um círculo no formato de água.
O espadachim se move rapidamente balançando a sua espada simulando o movimento de ondas.
O espadachim faz vários golpes consecutivos, e faz movimentos com seu corpo simulando uma maré.
O espadachim faz um golpe sutil, para que seu oponente não sofra com as dores.
O espadachim contorce seu corpo rapidamente a parte inferior e superior, com o objetivo de criar um redemoinho que corta tudo o que aproxima.
O espadachim faz um ataque rápido e preciso, realizando um ataque de estocada com a ponta da espada.
O espadachim faz um corte vertical com a sua espada, simulando a queda d’água de uma cachoeira.
O espadachim simula os movimentos como se estivesse pisando na superfície da água.
O espadachim faz uma sequência de golpes contínuos, a cada golpes os cortes dão mais danos.
Criada por Giyu Tomioka, o atual pilar da água. Fica calmo e estável, e com isso bloqueia todos os golpes que são direcionados.