Tetsuya Chiba, conhecido por ilustrar o mangá Ashita no Joe, recebeu homenagem do governo japonês. O lendário mangaká recebeu do governo japonês a Ordem da Cultura, concedida para aqueles que contribuíram significa mente para o desenvolvimento da cultura japonesa. Além disso, Chiba se tornou o primeiro mangaká a receber essa homenagem.
O mangaká agradeceu a homenagem recebida, e por representar a indústria de mangás. Ainda mais, destacou que essa conquista não é apenas individual, e sim um trabalho coletivo de todos que criam mangás. Além disso, Chiba destacou a globalização dos mangás japoneses ao redor do mundo, e espera que isso continuem.
Confira um pouco sobre a história de Tetsuya Chiba, o lendário mangaká que revolucionou os mangás de esportes. Confira abaixo:
Início da jornada de Tetsuya Chiba
Chiba iniciou sua carreira aos 10 anos, descobrindo sua paixão pela arte desde novo. Sua dedicação levou a estrear sua primeira obra aos 18 anos, lançando seu primeiro mangá, Shidenkai no Taka, em 1956. Sua primeira obra foi baseada em aviação, mas se destacou pela narrativa e profundidade nos seus personagens que criava, que foi algo recorrente nas obras futuras.
Estilo artístico de Tetsuya Chiba
O estilo artístico de Chiba é conhecido por suas expressões, que transmitem as lutas dos seus personagens. Seus traços são conhecidos por sua simplicidade que de outros mangakás, mas sua linguagem visual ajuda o leitor a entender toda a essência que o personagem demostra, principalmente na sua obra Ashita no Joe, sua obra mais conhecida.
O impacto da sua obra mais conhecida
A obra mais conhecida Ashita no Joe, foi um marco narrativo e profundidade na indústria de mangás. O enredo foca em Joe Yabuki, um jovem órfão e problemático, que encontrou no boxe uma maneira de superar os desafios da vida nas ruas. Além disso, a jornada de Joe se tornou uma inspiração para os leitores de Ashita no Joe, mostrando um lado mais realista e abordando temas como; pobreza, resiliência e autoaceitação.
O sucesso de Ashita no Joe foi enorme, que expandiu para outras mídias, incluindo duas animações em anime, filme em live-action e peças teatrais. Além disso, a obra de Chiba e Takamori criaram uma obra que transcendeu o conceito de esperança e superação. Sua obra foi uma inspiração para o gênero de mangás de esportes, e obras como Hajime no Ippo, Slam Dunk e até mesmo obras como Naruto, atribuíram o conceito de superação e perseverança.
Nos acompanhe pelo Instagram.
Imagem: Tetsuya Chiba